História

simbolo_ccram

Em 29 de Abril de 1975
Foi registado no Cartório Notarial do Seixal, uma associação com o nome de “Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho” e em 5 de Outubro do mesmo ano, abriu pela primeira vez, a sede social.

Em 1977
Ficaram concluídos os trabalhos de construção de um ringue polivalente.

Em sessão camarária de 26 de Abril de 1979
Foi cedido ao CCRAM um terreno de 2752 metros quadrados para fins desportivos, culturais e recreativos. Esta superfície foi, em 25 de Abril de 1981 doada ao CCRAM.

Em 3 de Novembro de 1983
O CCRAM passou a ser considerado Instituição de Utilidade Pública.

Em 26 de Abril de 1997
Ficou concluída a construção do Pavilhão Gimnodesportivo, designado, Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, uma infraestrutura moderna e funcional que dispõe de equipamento desportivo ao nível do melhor existente no país designadamente: Uma nave central, que possui 1300 lugares sentados e está preparada para a prática de actividades indoor com andebol, basquetebol, voleibol, futsal e outras. Dois ginásios, onde se praticam as diversas classes de ginástica, além de karaté, danças de salão, ténis de mesa e outras modalidades.

Em 1997 o Pavilhão acolheu a fase final da Taça de Portugal em andebol e em 2000 foi utilizado para torneios internacionais ao nível de selecções. Em termos culturais e recreativos, o Pavilhão dispõe de três auditórios, com respectivamente, 86, 63 e 32 lugares, equipados com sistema de vídeo e áudio e ar condicionado preparados para cinema, teatro, conferências, seminários, palestras e reuniões diversas.

 

Pavilhão (1)  Pavilhão (3)

Pese embora a designação do CCRAM seja cultural e recreativa, é no campo desportivo que mais se tem destacado e movimentado maior número de jovens distribuídos por diferentes modalidades, tais como:

:: A n d e b o l
Com cerca de 150 atletas, é esta modalidade a que maior dimensão atingiu em termos de visibilidade e resultados desportivos, especialmente nas classes de formação que começam nos minis e bambies (crianças a partir dos 7 anos) passando pelos infantis, iniciados, juvenis e juniores, onde, todos os anos tem alcançado vários títulos distritais, regionais ou até nacionais.

:: G i n á s t i c a   e   D a n ç a
Com cerca de 750 atletas dos quais 300 são alunos da Escola Primária,  e 100 são alunos de colégios privados tem alcançado vários títulos regionais e nacionais nas classes de trampolins, mini-trampolins, tumbling e aeróbica de demonstração.

:: A t l e t i s m o
Com cerca de 50 atletas dos escalões de seniores e veteranos participa em inúmeras provas a nível concelhio, distrital e regional. 

:: T é n i s   d e   M e s a
Esta modalidade conheceu um notável desenvolvimento na década de 90. Participando em inúmeros títulos regionais, torneio do INATEL, em campeonatos distritais e nacionais e mesmo, em representações internacionais. 

Desde 2006
O CCRAM vive uma fase de expansão e desenvolvimento muito rápidos com a criação de diversas novas actividades tais como Danças Latinas, Danças Europeias, pilates, Fitness, Ballet, Dança do Ventre, Capoeira, Kick boxing e Muay Thai, Yoga, Voleibol feminino e masculino, BTT, ténis, Xadrez,  e outras.

A componente cultural também tem sido uma constante e com um grande sucesso. Funcionam nas nossas instalações aulas de artes decorativas e de bordados. Frequentes representações de peças de teatro, colóquios, debates, cinema, de sessões de música como o fado, coros, música popular, e outras. Iniciativas emblemáticas que têm tido uma grande projecção, tais como os Encontros Interculturais de Saberes e Sabores, o Moinho Fashion, o Festival da Canção Juvenil, os bailes dos Santos Populares, a Passagem do Ano, o Grande Prémio do Carnaval de Atletismo, o Sarau Gímnico de Aniversário, o Torneio da Primavera de Andebol Juvenil, o Torneio do Outono de Andebol (escalão de seniores), o Torneio de Voleibol do Ano Novo, o Sarau Gímnico do Encerramento das Actividades, as Festas de Andebol para crianças até aos 10 anos, etc.

O CCRAM assume-se como a maior e a mais dinâmica colectividade do Concelho do Seixal e uma das maiores da nossa região. O presente e o futuro apresenta-se-nos risonho. Hoje mobilizamos centenas de voluntários que ajudam o CCRAM com regularidade sem nada receber em troca. Temos instalações magníficas que estão a ser rentabilizadas ao máximo. E isso é para continuar.

Bem hajam a todos!

Anúncios